segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quadro Conceitual 18/06/12

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

NOME: JENI FRANCISCA ALEXANDRE
                MARIA CARMELITA DANTAS DIAS


QUADRO CONCEITUAL


REALIZAÇÃO: 18/06/2012
PÚBLICO ALVO: 5º ANO B – EMEF PROFª DALVA BARBOSA LIMA JANSON.
TEMA: BULLYING


COMO JÁ CITADO ANTERIORMENTE, O TEMA BULLYING  FAZ PARTE DO PROJETO DO NÚCLEO DE LÍNGUA INGLESA STAR TABOÃO, ESTE PROJETO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO 5º ANOS NA ESCOLA EM QUESTÃO.

OS ALUNOS JÁ ESTÃO TRABALHANDO COM O TEMA DESDE O INÍCIO DO BIMESTRE, PORTANTO, JÁ TEM CERTO CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.

A PERGUNTA ESCOLHIDA PELO GRUPO FOI “ COMO COMBATER O BULLYING DENTRO DE CASA?


CERTEZAS PROVISÓRIAS
DÚVIDAS
COMETE-SE BULLYING EM ALGUMAS CASAS.
NAS CASAS ONDE OCORRE O BULLYING, ISSO É APARENTE OU DISFARÇADO?
NAS CASAS ONDE O BULLYING É PRATICADO, HÁ FALTA DE INFORMAÇÃO E DIÁLOGO.
O BULLYING É MAIS RECORRENTE ENTRE IRMÃOS?
NÃO HÁ PRÁTICA DE BULLYING EM TODAS AS CASAS.
PRATICA-SE OU COMETE-SE BULLYING?
AS VÍTIMAS DE BULLYING TEM BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR.
PAIS PODEM COMETER BULLYING SEM SE DAREM CONTA?
DEVE-SE ELIMINAR A PRÁTICA DE BULLYING A COMEÇAR PELA NOSSA CASA.
O QUE SE DEVE FAZER PARA ELIMINAR O BULLYING A COMEÇAR PELA NOSSA CASA?


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O PONTO POSITIVO NO LEVANTAMENTO DAS QUESTÕES CONTINUOU SENDO A INTERAÇÃO DOS GRUPOS QUE FICAVAM EUFÓRICOS PARA LEVANTAR HIPÓTESES E FAZER APONTAMENTOS.
O PONTO NEGATIVO FICOU MENOS INTENSO, PERCEBEMOS QUE DESTA VEZ O GRUPO ESTAVA MAIS ENGAJADO AINDA, PERCEBEMOS ENTÃO QUE ANTES O QUE NÓS OBSERVAVAMOS COMO IMATURIDADE, ERA APENAS “ DESCONHECIMENTO DO NOVO” E QUE AGORA DEMONSTRAVAM MAIOR CLAREZA QUANTO AO OBJETIVO DA AULA.

TERMINAMOS A AULA ENFATIZANDO NOVAMENTE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO, DA DISCUSSÃO, DA REFLEXÃO E DA PESQUISA E COMO PODEMOS TRANSFORMAR E UTILIZAR AS INFORMAÇÕES DE UM OBJETO DE ESTUDO PARA APRIMORAR NOSSO CONHECIMENTO.

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