Â
Â
Â


e-mail: tecnologiataboao@gmail.com
Â
Â
Â
COMPETÊNCIAS PESSOAIS |
IDENTIDADE |
Autoconhecimento |
Autoestima |
Autoconfiança |
INDICADORES |
O aluno demonstrou curiosidade? Sim |
O aluno teve confiança? Nem sempre, o grupo precisou ser instigado. |
O aluno definiu sua curiosidade e escolheu facilmente a pergunta inicial? Sim |
O aluno demonstrou sentir-se capaz de chegar à resposta de sua pergunta? Alguns casos chegaram às respostas, com certa dificuldade. |
O aluno persistiu na sua pergunta mesmo encontrando critica e alternativas também atraentes dos colegas? Mantiveram a pergunta, mas alguns se interessaram pelas demais perguntas. |
O aluno persistiu na sua pergunta, mesmo encontrando dificuldade para respondê-la? Sim. |
O aluno deu um passo a frente no desenvolvimento de sua autonomia durante o projeto? Sim, pois sua própria curiosidade está sendo trabalhada de forma |
O aluno expôs confiantemente suas descobertas para o grupo? Sim |
O aluno reagiu de maneira positiva e receptiva ao receber crÃticas ao seu trabalho? Alguns alunos sentiram-se desconfortáveis ao receber observações em seu trabalho. |
Â
COMPETÊNCIAS RELACIONAIS |
INTERPESSOAIS |
Reconhecimento do outro |
ConvÃvio com a diferença |
Interação |
Comunicação |
ConvÃvio em grupo |
Planejamento, trabalho e decisão em grupo |
INDICADORES |
O aluno valorizou as perguntas dos colegas, contribuindo para o aprimoramento delas? Sim |
O aluno interagiu e demonstrou ter boas habilidades de comunicação nesse inicio de trabalho? Sim |
O aluno aceitou facilmente as contribuições dos colegas? Sim |
O aluno interagiu com os pares para usar a tecnologia digital? Em grupos, em suas residências e na Lan House. |
A interação do aluno com o uso das ferramentas foi boa e fácil? Alguns interagem com as ferramentas. |
O aluno que teve perguntas com temáticas semelhantes a de outros trabalhou bem em equipe? O tema era o mesmo para todos. (Bullying). |
Demonstrou ter compromisso com o trabalho coletivo, mesmo que estivesse desenvolvendo um projeto individualmente? O trabalho foi com o grupo. |
O aluno interagiu com outras pessoas para coletar dados? Usou a internet para isso? Sim |
O aluno recebeu ideias dos colegas para a busca de informações? Sim |
Ele deu sugestões para contribuir com os projetos dos amigos? Sim |
O aluno pode expor para o grupo, com clareza, suas descobertas? Sim |
O aluno soube lidar de maneira positiva com opiniões diferentes das suas? Sim |
Valorizou o trabalho dos outros? Sim |
Interagiu e se comunicou com facilidade? Sim |
Solicitou colaboração dos amigos para seu projeto? Sim (familiares). |
Demonstrou ter compromisso com a manutenção do espaço escolar? Sim |
Â
COMPETÊNCIAS COGNITIVAS |
MÃNIMAS |
Leitura e escrita |
Cálculo e resolução de problemas |
Analise e interpretação de dados, fatos e situações |
Acesso a informação acumulada |
INDICADORES |
O aluno demonstrou ter boas habilidades de leitura e escrita, por exemplo, ao realizar o Diário de Bordo? Não realizaram. |
O aluno demonstrou boa habilidade argumentação na defesa de seus interesses? Sim |
O aluno demonstrou capacidade de analisar criticamente as perguntas dos pares? Nem todos, alguns ficam mais dispersos. |
O aluno demonstrou ter habilidades de leitura e escrita na coleta, seleção e registro de dados? A maioria demonstrou ter tais habilidades com os dados. |
Dependendo da pergunta do aluno, pode ter sido necessário que ele realizasse calculo e/ou resolvesse problemas. Como ele se saiu nessa situação? Trabalharam em sala com gráficos e estatÃsticas. |
O aluno avançou em seu percurso de aprendizagem em relação à s competências de analise e interpretação de dados, fatos e situações; acesso a informação acumulada; interação critica com a mÃdia? Sim |
Ao coletar, analisar, selecionar e registrar os dados, o aluno foi capaz de estabelecer relações entre conceitos e construir novos conceitos? Sim porque o tema é interdisciplinar e se articula à vários conceitos. |
Durante a construção dos mapas conceituais, o aluno demonstrou facilidade em estabelecer relações e fazer diferentes tipos de associações entre os conceitos apresentados pelos diversos projetos de aprendizagens? O grupo conseguiu estabelecer relações. Não há ainda mapas conceituais bem sistematizados, apenas levantamento das idéias, para elaborarmos os mapas. |
Â
COMPETÊNCIAS PRODUTIVAS |
BASICAS |
Criatividade |
Gestão e produção do conhecimento |
GESTAO |
Autogestão |
Cogestão |
Heterogestão |
INDICADORES |
O aluno demonstrou criatividade na escolha da pergunta? Sim |
Demonstrou ter habilidades para a construção do Diário de Bordo? Não |
O aluno administrou bem seu tempo durante todas as fases do projeto? Sim |
Seu aluno buscou formas criativas para a coleta de dados? Sim |
O aluno foi capaz de gerenciar a etapa de coleta de dados – buscando, analisando, selecionando -, conseguindo produzir e construir conhecimento? De modo direcionado, sim. |
O aluno geriu seu projeto sozinho (autogestão), com a sua ajuda e orientação (cogestão) ou precisou do seu direcionamento (heterogestão)? Precisaram de heterogestão. |
E na elaboração final do Diário de Bordo? Além de boa organização, demonstrou habilidades e criatividade ao lidar com a tecnologia digital? Não foi solicitado diário de Bordo para esta turma. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário