segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RELATÓRIO DE APLICABILIDADE 04 06 12


CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.

NOME: JENI FRANCISCA ALEXANDRE
NOME: MARIA CARMELITA

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADE.

REALIZAÇÃO: 04/06/2012.
PÚBLICO ALVO: 5º ANO B – EMEF DALVA BARBOSA LIMA JANSON.
TEMA: BULLYING

O TEMA BULLYING FAZ PARTE DO PROJETO DO NÚCLEO DE LÍNGUA INGLESA STAR TABOÃO, ESTE PROJETO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NOS 5º ANOS NA ESCOLA EM QUESTÃO.
FOI ESCOLHIDO ESPECIFICAMENTE O 5º ANO B PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE SOLICITADA PELA SEDUC, POR SER ESTA CLASSE REGIDA PELA PROFESSORA MARIA CARMELITA.
OS ALUNOS JÁ ESTÃO TRABALHANDO COM O TEMA DESDE O INÍCIO DO BIMESTRE, PORTANTO, JÁ TÊM CERTO CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.

NESTA AULA, ALUNOS ESTAVAM REUNIDOS EM GRUPOS, CONFECCIONANDO CARTAZES CONTRA O BULLYING. ENTÃO DISTRIBUIMOS PEDAÇOS DE CARTOLINAS E PEDIMOS QUE CADA UM ELABORASSE UMA QUESTAO SOBRE O TEMA TRABALHADO, JUSTIFICASSE O PORQUÊ DA SUA PERGUNTA. PEDIMOS QUE  ELEGESSEM A PERGUNTA DO GRUPO E QUE ELABORASSEM MAIS UMA PERGUNTA.
EM SEGUIDA, PEDIMOS AOS GRUPOS QUE COMENTASSEM SUAS ESCOLHAS E JUSTIFICASSEM SUAS PERGUNTAS.

AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES FORAM: QUAL A ORIGEM DO BULLYING? POR QUE AS PESSOAS COMETEM BULLYING? QUANDO FOI REGISTRADO O PRIMEIRO CASO DE BULLYING? QUAL O MOTIVO DE TER ESSE NOME? ETC.
O PONTO POSITIVO NO LEVANTAMENTO DAS QUESTÕES FOI A INTERAÇÃO DOS GRUPOS QUE FICAVAM EUFÓRICOS PARA LEVANTAR HIPÓTESES E FAZER APONTAMENTOS.
O PONTO NEGATIVO FOI O GRUPO NÃO TER TANTA MATURIDADE PARA PERCEBER QUAL O OBJETIVO DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE.
LEVAMOS OS ALUNOS A REFLETIR QUAIS QUESTÕES SÃO FECHADAS E QUAIS SÃO ABERTAS, REELABORANDO AS QUESTÕES E FAZENDO MAIS PERGUNTAS, A PARTIR DAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS.
FECHAMOS A AULA DISCORRENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA E COMO PODEMOS TRANSFORMAR E UTILIZAR AS INFORMAÇÕES DE UM OBJETO DE ESTUDO PARA APRIMORAR NOSSO CONHECIMENTO.


Um comentário:

  1. Olá Carmelita,

    É impressionante como a metodologia de PA é possível para o trabalho com projetos que já desenvolvemos em sala de aula. Percebi que utilizando essa metodologia é possível levantar os interesses dos alunos.

    Parabéns pelo seu blog.

    Professora fabiana Alexandra.

    ResponderExcluir